O tratamento de algumas doenças, como a osteoporose, exige que o paciente tome a medicação de forma precisa, na dose exata, nos momentos certos --e, muitas vezes, com preparação anterior. Ao deixar de seguir a rotina, é preciso começar tudo de novo… E voltar ao médico para recalcular as dosagens. Muitos, assim, interrompem o tratamento.
O desafio
Criar uma solução para notificar os usuários do medicamento Risedross, que deve ser tomado a cada sete dias, exatamente no mesmo horário. Ao ajudar o paciente a lembrar de tomar a medicação na hora certa, seria possível evitar a descontinuidade do tratamento. Boa parte dos pacientes, quando deixava de tomar o remédio uma única vez, parava tudo pelo menos até voltar ao médico e pegar uma nova receita.
A solução
Integramos o Notifyme a um banco de dados inteligente que, integrado ao CRM da EMS, fabricante do medicamento, envia mensagens de voz personalizadas para o celular do paciente 30 minutos antes do horário em que ele deve tomar a medicação informando, ainda, a dosagem exata, de acordo com a orientação médica. Para receber os alertas, o paciente pode se cadastrar via call center (os atendentes informam sobre o serviço) ou diretamente pelo site do Programa de Apoio ao tratamento, da EMS Saúde. O paciente pode cancelar os alertas quando quiser.
Resultados
O sistema tem ajudado muita gente a seguir a rotina ideal e, assim, o número de pessoas que abandona o tratamento da osteoporose vem caindo gradativamente. Isso tem gerado resultados positivos, ao evitar desperdícios e gastos desnecessários para todos. A maioria dos pacientes opta por receber os alertas e não cancela a inscrição. E o número de cadastros aumentou mais de 30% depois da implantação do Notifyme.